Acompanhe ao vivo a sua rádio

Ceramistas americanos ministram oficina gratuita neste domingo - 02.02.2018

O Memorial de Curitiba recebe, no dia 04 de fevereiro, uma oficina gratuita e aberta ao público ministrada pelo ceramista de trajetória internacional Joshua DeWeese (EUA). A oficina faz parte da programação da Bienal de Curitiba e complementa a obra “Questão de Tempo (afeição, aflição)” – título original “Matter of Time (affection, affliction)”, de autoria do artista norte-americano Jeremy Hatch, que se baseia no uso das propriedades físicas e psicológicas da porcelana como meio de explorar temas de memória, relacionamentos, nostalgia e fracasso. Joshua DeWeese será acompanhado ainda por um grupo de cinco ceramistas também dos Estados Unidos, que auxiliarão a promover trocas de experiências e conhecimentos com os participantes.

A proposta para esta oficina é convidar o público a completar a obra de Jeremy Hatch: a partir de uma biblioteca de moldes de gesso, os participantes são ensinados a moldar um cadeado em porcelana líquida que, mais tarde, será anexado a algum local (cerca, grade, elo de corrente). Os participantes produzirão sua própria fechadura especial, representando uma prática comum realizada em pontes e pontos turísticos de todo o mundo. Através da utilização da porcelana como matéria prima, a oficina revitaliza a importância e impacto da porcelana para além do seu uso comum e cotidiano.

“Ao longo da última década, o ritual de anexar ‘cadeados de amor’ às pontes públicas, cercas, portões e outras estruturas urbanas tornou-se um fenômeno internacional. Meu interesse reside nas contradições contidas neste gesto romântico aparentemente inofensivo. O costume também pode ser visto como uma forma de vandalismo destrutivo. Assim como partes de pontes históricas estão desmoronando sob o peso de cadeados acumulados, minha réplica de porcelana corre o risco de um destino semelhante. Em vez de se esforçar para manter uma sensação de segurança, ela adota o potencial de falha e a percepção de que a vulnerabilidade é fundamental ", afirma Jeremy Hatch.

Foto: Pont des Arts em Paris

Serviço

Local: Memorial de Curitiba – Segundo andar

Data: 04 de fevereiro de 2017

Horário: 11h

Interessados devem enviar e-mail para contato@bienaldecuritiba.com.br

Vagas ilimitadas

 

Contatos

Telefone: 41 3086.0957

Email: ouvinte@95fmcuritiba.com.br

Redes sociais