Acompanhe ao vivo a sua rádio

Dia do Bordado Ucraniano será celebrado sábado no calçadão da XV - 18.05.2018

Usando roupas com bordados típicos, descendentes e amigos celebram o Dia do Bordado Ucraniano (Vyshyvanka) com caminhada pela Rua XV de Novembro neste sábado (19/5), a partir das 10h. A ação é originalmente comemorada em todo o mundo na terceira quinta-feira do mês do maio (17/5).

Com trajes típicos e camisas bordadas, ao menos 100 pessoas das comunidades da capital paranaense são esperadas para o evento. O objetivo da manifestação cultural é reforçar os sentimentos de apoio e a solidariedade entre os povos, unindo não só descendentes de ucranianos como também amantes e simpatizantes da etnia. A caminhada é organizada pelo Grupo Folclórico Ucraniano Poltava, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

 

O sul do Brasil é a região com a maior concentração de imigrantes ucranianos da América Latina. Em Curitiba, para reconhecer a importância da etnia, a prefeitura criou em 1995 o Memorial Ucraniano. Desde o ano passado, o Palco Iguaçu, do Memorial de Curitiba, é palco para difundir as diversas etnias que formam a cidade por meio do projeto Pavilhão Étnico.

 

Serviço: Caminhada pelo Dia do Bordado Ucraniano

Data: 19 de maio, sábado

Concentração: 9h30, em frente ao Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189 – Centro) Início: 10h, trajeto via Rua XV de Novembro

Previsão de término: 11h, na Praça Osório

Traje: roupas bordadas e acessórios típicos ucranianos

Evento gratuito, aberto a todos.

Compartilhe seus registros nas redes sociais com a marca #UcranianosEmCuritiba

 

Contatos

Telefone: 41 3086.0957

Email: ouvinte@95fmcuritiba.com.br

Redes sociais