Acompanhe ao vivo a sua rádio

Encontro de bonecos gigantes inspirados em histórias de 2 bairros da cidade - 13.05.2019

Duas personagens nascidas de histórias de dois bairros curitibanos, Bracatinga e Bairro Alto, viraram gigantes com mais de três metros de altura, e elas se encontrarão pela primeira vez na tarde do próximo sábado, 18 de maio, no Largo da Ordem, em Curitiba à partir das três da tarde. Um clima de muita alegria para toda a família curtir e também se fantasiar.

O Encontro de Gigantes é um cortejo que terá ainda a participação da Banda Escola de Fazenda Rio Grande, com cerca de cem integrantes sob a regência do Maestro Evaldo Ribeiro, além da presença dos estudantes que criaram e construíram os bonecos. A ação faz parte do projeto "Lugar de Gigantes" da atriz, bonequeira e jornalista Alessandra Flores. Desde abril ela vem trabalhando em escolas de Curitiba construindo junto com crianças e adultos os bonecos gigantes e realizando cortejos nos bairros.

O primeiro Cortejo, resultado de três semanas de trabalho, foi no bairro Bracatinga (foto). Lá os estudantes do Centro de Educação Infantil Professor Lauro Esmanhoto fizeram um lindo passeio pelo bairro, fantasiados e acompanhados da gigante Joana, nome dado à agricultora estudante nascida de histórias do bairro e dos estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos), cuja turma é composta por estudantes com idades entre 19 e 74 anos.

Os personagens são criados a partir de histórias de vida. Primeiro são ouvidas histórias do bairro, das pessoas que vivem ali, lendas e mitos da região. Depois cada um desenha as imagens mais marcantes desses "causos" locais.

A matéria-prima utilizada na confecção dos bonecos é o vime, muito comum na construção de móveis, Depois de pronta, a estrutura recebe uma camada de papel de seda, cores, adereços e figurinos. Os bonecos são extremamente leves e, por isto, podem ser de fato gigantes!

O projeto é realizado através do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. E tem o incentivo das empresas Celepar, Pinho Internacional e Porto Camargo Engenharia.

SERVIÇO

Lugar de GigAntes

 

Cortejo local Bairro Alto: 17 de maio (sexta-feira), 15:00 (saída da Escola Municipal Araucária, Rua Rio Iriri, 355)

Encontro de GigAntes: 18 de maio (sábado), 15:00 (saída do Memorial de Curitiba, Largo da Ordem).

 Participação gratuita

 

 

Contatos

Telefone: 41 3086.0957

Email: ouvinte@95fmcuritiba.com.br

Redes sociais