Acompanhe ao vivo a sua rádio

Uma inovadora técnica capaz de transformar areia do deserto em terra fértil - 10.05.2018

Uma pesquisa do cientista norueguês Kristian Morten Olesen, pode revolucionar a agricultura em região desértica e, potencialmente, no mundo.

A nova técnica acondiciona o solo do deserto, mesclando nanopartículas de argila com água e partículas de areia. Olesen  testou em uma fazenda nos Emirados Árabes. A tecnologia, chamada "Liquid Nanoclay" (nanoargila líquida), está sendo desenvolvida desde 2005.

Na fazenda, a tecnologia foi usada para preparar áreas de cultivo para tomates, berinjelas e quiabo.

"Estou surpreso em ver o sucesso da empreitada", diz o agricultor. "A técnica reduziu o consumo de água e mais de 50%, o que significa que posso duplicar a área verde com a mesma quantidade de água."

A técnica pode vir a ser útil a agricultores de diversas regiões do planeta no futuro por causa do avanço da desertificação e da necessidade de cultivar alimentos em condições cada vez mais hostis.

"O tratamento recobre as partículas de areia com argila e muda completamente suas propriedades físicas, permitindo que a areia retenha a água", diz Olesen.

É um processo, que segundo o cientista, não necessita do uso de nenhum agente químico, o solo precisa receber uma pequena manutenção a cada quatro ou cinco anos.

A cada ano no mundo, uma área equivalente a metade do Estado de São Paulo se converte em deserto como consequência do aumento da seca, do desmatamento e dos métodos intensivos de cultivo.

(Fonte:BBC)

 

 

Contatos

Telefone: 41 3086.0957

Email: ouvinte@95fmcuritiba.com.br

Redes sociais