Acompanhe ao vivo a sua rádio

O livro mais antigo da Europa será exibido ao público - 03.10.2018

Este pequeno livro vermelho, considerado o livro intacto mais antigo da Europa, foi encontrado na tumba de um importante santo medieval do Nordeste da Inglaterra, São Cuteberto que morreu em 687. O santo viraria uma espécie de lenda algum tempo mais tarde, porque seu corpo foi encontrado intacto mais de dez anos depois de morto no lugar que é hoje a borda da Inglaterra com a Escócia. Diante deste "milagre", oferendas foram feitas e um exemplar do Evangelho de São Cuteberto foi colocado em seu caixão, no ano de 698.

O livro de 1300 anos foi retirado da tumba em 1104 quando os restos mortais de Cuteberto foram transferidos para a Catedral de Durham, no Reino Unido. Mantém suas páginas e encadernação originais.

Graças ao seu ótimo estado de conservação, o Evangelho é um importante exemplar da chamada arte insular, que foi criada nas Ilhas Britânicas e na Irlanda entre os anos 600 e 900, após o Império Romano.

O pequeno livro foi adquirido pela Biblioteca Britânica em 2012, e estará exposto ao público em uma mostra nesta instituição a partir de 19 de outubro.

(Fonte:folhapress)

 

Contatos

Telefone: 41 3086.0957

Email: ouvinte@95fmcuritiba.com.br

Redes sociais