Acompanhe ao vivo a sua rádio

Santa Felicidade comemora 140 anos com festa - 22.11.2018

Santa Felicidade, o tradicional bairro gastronômico de Curitiba, está comemorando 140 anos da imigração italiana e da fundação do bairro, ocorrida em 1878, após a chegada das famílias que desembarcaram em Paranaguá e formaram a primeira colônia na região da capital.

O nome de Santa Felicidade foi dado por Antônio Bandeira, proprietário da gleba de terra, que quis homenagear sua irmã, dona Felicidade Borges.

Um mural alusivo ao movimento da imigração, pintado pelo artista Ferge, será entregue pelo prefeito Rafael Greca à comunidade. A obra, confeccionada na Piazza de San Marco, na Via Vêneto, buscou ilustrar a trajetória dos imigrantes em Curitiba.

Missa e festa

A programação começou no dia 8 deste mês com um seminários sobre patrimônio cultural de Santa Felicidade, na Igreja Matriz. Entre os dias 23 e 25, haverá muita festa de rua com barracas de comida italiana, músicas típicas e apresentações de danças folclóricas. A Avenida Manoel Ribas será fechada especialmente para receber a programação comemorativa.

Na Igreja Matriz haverá missa nos dias 23, às 19h, e dia 24, às 18h. Nesses dias a avenida receberá  várias atrações artísticas se revezando em um palco especialmente montado para o evento.

Na sexta (23/11), a abertura das apresentações no palco principal irá receber autoridades locais e apresentações de concerto lírico. No sábado (24) e no domingo (25), o palco irá receber outras atrações musicais. Durante toda a programação, haverá a venda de pratos da culinária italiana nas barracas montadas ao longo da avenida.

O Coral Italiano, o mais antigo de Curitiba (em atividade há mais de 70 anos) também fará uma apresentação especial em uma missa campal, no domingo, com música italiana e bandas locais no palco principal. A missa será celebrada em dialeto vêneto, principal origem dos imigrantes. Também no domingo, haverá corrida e caminhada a partir das 8h.

Serviço

23 de novembro

19h – Santa Missa e 2º dia do tríduo na Igreja Matriz

19h30 - Entrega à Comunidade do Mural alusivo aos 140 Anos da Imigração Italiana na Piazza San Marco em frente ao terminal de Santa Felicidade

20h – Abertura oficial no palco principal com a presença de autoridades locais , o prefeito Rafael Greca e apoiadores

21h – Concerto lírico com Tenor Anderson Ombrellino a soprano Melina Souza Gapski e pianista Flavius Alberto Meschke

 

Local: Palco principal na Avenida Manoel Ribas

 

24 de novembro

11h às 21h30 – Atrações no palco principal

18h – Santa Missa e 3º tríduo na Igreja Matriz

 

25 de novembro

08h – Corrida da SMELJ

11h – Missa Solene Campal em Ação de Graças pelos 140 anos de Santa Felicidade no palco principal

12h às 16h – atrações no Palco Principal com participação do Coral Folclórico Italiano

A festa dos 140 anos se tornou realidade graças a união de esforços. A Prefeitura de Curitiba, a administração regional de Santa Felicidade contaram com apoio da Comissão Organizadora dos Festejos da Imigração Italiana 135/140 Anos, Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (ACISE), Restaurante Madalosso e Casteval.

Contatos

Telefone: 41 3086.0957

Email: ouvinte@95fmcuritiba.com.br

Redes sociais