Acompanhe ao vivo a sua rádio

Laboratório de inovação teve programação de aprendizado para crianças - 22.11.2018

Curitibinhas que estudam na Escola Municipal Professor Brandão, no Alto da Glória, tiveram uma aula campo inédita nesta quarta-feira (21/11). Dezenove crianças do pré conheceram o Laboratório Pedagógico de Inovação (Lapi) onde puderam desenvolver atividades ligadas à programação, no espaço recém-inaugurado que serve como ambiente de aprendizagem e formação.

Equipado com recursos tecnológicos inovadores, o laboratório permite trazer a tecnologia ao encontro de práticas curriculares elaboradas na sala de aula de maneira divertida e lúdica, sem a necessidade de uso de computadores. Na prática, preparada especialmente para o grupo de pequenos, a equipe da Coordenadoria de Tecnologias Digitais e Inovação incluiu atividades conhecidas como “Programação Desplugada”, abordando conceitos iniciais de programação, como movimento, direção, estratégia, regras e tempo

Um tabuleiro, desenhado no chão com fitas, foi o ponto de partida para que as crianças encontrassem estratégias para levar uma princesa a seu castelo. No caminho, tarefas e desafios deviam ser vencidos com ajuda de regras e estratégias estabelecidas pelos pequenos.  Esses comandos servem para que eles possam criar o jogo, com a programação com custo zero, de maneira fácil e motivadora.

Além dessa, também foram utilizadas outras atividades para introduzir o assunto com as crianças.Todas as atividades funcionaram obedecendo a comandos das próprias crianças.

Vale do Pinhão

Esse é o décimo espaço maker da cidade que funciona como oficina de criatividade e criação de protótipos. Alinhado ao conceito do Vale do Pinhão e a tendências nacionais e internacionais em tecnologia educacional, o novo laboratório tem como objetivo tornar-se um centro de formação dos profissionais da área e de pesquisa e referência em educação inovadora.

Além do Laboratório Pedagógico de Inovação, desde o início deste ano já foram inaugurados nove Faróis do Saber e Inovação, com impressoras 3D. Todas as unidades podem ser utilizadas tanto por estudantes quanto pela comunidade.

 

Contatos

Telefone: 41 3086.0957

Email: ouvinte@95fmcuritiba.com.br

Redes sociais