Acompanhe ao vivo a sua rádio

Bugio de Araucária é capturado pelo Ibama - 07.12.2018

Foi capturado hoje (7)por uma equipe de veterinários do Ibama e da UFPR,  o bugio morador da área de mata vizinha ao complexo de apartamentos localizado em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. A área é habitada por macacos da espécie muito antes da construção do condomínio.

No dia 14 de novembro o referido bugio invadiu um apartamento e infelizmente atacou e feriu um bebê. Antes do acontecido o macaco era visto escalando os prédios frequentemente e virou atração entre os moradores. Provavelmente o bugio se arriscava em busca de alimento.

Conforme os biólogos é importante ressaltar que, em casos como o registrado em Araucária, o fácil acesso a alimentos nas residências e a própria oferta de comida podem ter atraído o macaco às imediações do condomínio. Por esse motivo, não se deve oferecer alimento às espécies nativas em nenhuma hipótese.

Após a captura o animal deve ser levado para uma avaliação em um centro de triagem antes de ser destinado para local adequado à espécie.

O bugio, conforme explicação, não é uma espécie agressiva e não costuma atacar, a não ser que se sinta ameaçado. Situações como essa são muito raras porque o bugio é um macaco extremamente tranquilo.

Vivendo em bandos, o bugio costuma se concentrar em grupos de até oito indivíduos, dependendo do tamanho da área onde habita. Considerado um primata de inteligência moderada, alimenta-se basicamente de frutas e folhas, chegando a pesar até 8 quilos na idade adulta. Como são dispersores de sementes, os bugios desempenham importante papel de reflorestamento e também na cadeia ecológica regional.

Contatos

Telefone: 41 3086.0957

Email: ouvinte@95fmcuritiba.com.br

Redes sociais