Acompanhe ao vivo a sua rádio

36ª Oficina de Música receberá mais de 1600 alunos e professores nacionais e internacionais De 16 a 27 de Janeiro - 07.01.2019

Com uma programação multicultural composta por mais de 250 eventos, Curitiba se aquece para a 36ª da Oficina de Música, com início dia 16 de janeiro.

Até 27 de janeiro o público poderá assistir a concertos, shows, filmes e também participar, no pátio da Capela Santa Maria, de oficinas de culinária e jardinagem sustentável, e da feira Jazztronômica, um dos sucessos da edição passada.

 Promovida pela Prefeitura por meio da Fundação Cultural de Curitiba, como na edição passada, as duas vertentes, Erudita e Popular, ocorrerão simultaneamente.

A programação de 12 dias da Oficina promete agradar diferentes públicos. “Tentamos abranger o maior número de gêneros da música, respeitando também a vocação de cada espaço que abrigará os shows", comentou Janete Andrade, coordenadora geral da Oficina de Música de Curitiba. "Teremos desde rap na praça até música caipira, fandango, chorinho, serão várias oportunidades de ver esse caldeirão musical espalhado pela cidade.”

Na abertura, dia 16, a mistura do erudito com o popular vai homenagear o músico Waltel Branco, falecido em 28 de novembro do ano passado. O concerto do dia unirá o bandolinista carioca Hamilton de Holanda com três grandes grupos da cidade: Camerata Antiqua, Orquestra de Câmara da Cidade e Orquestra à Base de Corda.

“Referenciar uma pessoa tão importante como Waltel Branco é uma obrigação para nós. Um músico paranaense com uma trajetória exemplar como a dele, que teve papel predominante na música popular brasileira, deve ser lembrado e exaltado sempre”, concluiu a coordenadora.

No dia17, outra grande atração desta edição da Oficina de Música: a cantora Maria Rita sobe ao palco do Guairão ao lado da Orquestra à Base de Sopro. O show homenageia a carreira do cantor e compositor Milton Nascimento.

Ainda na programação da MPB, outro destaque é Fátima Guedes, que se apresenta com a Orquestra à Base de Corda no dia 18, no Teatro da Reitoria da UFPR. Os 40 anos de carreira da cantora e compositora serão celebrados neste espetáculo, que terá ainda arranjos elaborados por músicos da orquestra curitibana para algumas composições.

Sempre muito procurados, os concertos de música erudita e antiga mantém o alto nível de apresentações. Comandado pelo violinista spalla da Academy of Ancient Music (Inglaterra), Rodolfo Richter, músicos conceituados internacionalmente se encontram para apresentar A Áustria do Século XVII ao Início do Século XX: Obras de Biber, Haydn, Webern e Berg, no dia 20, com comentários de Flo Menezes.

O concerto no dia 18, com música e dança da corte de Luís XIII e Luís XIV, também é um dos destaques na programação. O Le Roi Danse apresenta, a partir de manuscritos de Philidor (1615 a 1634), coreografias originais sob a direção de Raquel Aranha e direção musical de Fernando Cordella.

A Ópera Carmem de Georges Bizet, com as professoras da classe de canto do evento, terá participação especial das crianças do projeto MusicaR, da Prefeitura. A peça será apresentada no Guairinha, no dia 26.

Contatos

Telefone: 41 3086.0957

Email: ouvinte@95fmcuritiba.com.br

Redes sociais